Pular para o conteúdo

Desde 2000, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS realiza o encontro nacional para proporcionar a troca de conhecimentos, pesquisas e atividades desenvolvidas na área socioambiental, um tema que se tornou essencial a partir das compreensões que se construíram na segunda metade do século XX e se consolidaram no início do século XXI.

Abordar estas inovações e permitir que a discussão abranja a complexidade do assunto é um dos objetivos do encontro. É pensando em toda esta complexidade que o tema de 2023 se coloca:

O XI ENANPPAS tem a satisfação de trazer essa temática, em consonância com a própria trajetória do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – PPGMADE, da Universidade Federal do Paraná – UFPR, buscando aproximar os diversos saberes produzidos nos múltiplos espaços e em linguagens plurais. O evento tem como público alvo professores, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral que possuam interesse no tema, com ênfase nos integrantes dos programas de pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade de todo o Brasil.

Sem deixar de reconhecer a necessidade de enfrentamento das dinâmicas globais do capitalismo, povos e comunidades das florestas, das águas, do campo e das periferias das grandes cidades têm reivindicado o reconhecimento das diferenças, da pluridiversidade, como aspecto central na construção de outros mundos possíveis e desejáveis, para além do mundo moderno-ocidental-capitalista-colonial. Além dos temas clássicos relacionados com a construção de um desenvolvimento sustentável, o socioambientalismo se reconfigura. Aponta para a construção das territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ecológicas e políticas, como um campo central na disputa por novos projetos de sociedades.

A ANPPAS coexiste  junto aos programas e instituições brasileiras que desenvolvam atividades de pesquisa e/ou formação strictu sensu de pessoal especializado em nível de pós-graduação de caráter interdisciplinar que focalizem a interação Ambiente e Sociedade em suas múltiplas dimensões. As instituições que fazem parte da criação são: PROCAM/USP; NEPAM/UNICAMP; NAEA/UFPa; CDS/UnB; CPDA/UFRJ; PPGICH/UFSC; PPGMADE/UFPR; PRODEMA.

A cada dois anos a ANPPAS reúne a comunidade interessada em estudos e pesquisas em Ambiente e Sociedade. Os encontros nacionais da ANPPAS são fóruns importantes de discussão e de comunicação entre os pesquisadores, profissionais e estudantes que integram nossa comunidade. No site da Associação você pode conhecer um pouco mais das edições anteriores.